Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mil e uma maneiras de ver as coisas

Mil e uma maneiras de ver as coisas

Porque não namoras?

Olhando em volta ... refletindo... observando atentamente ... 

Todas as pessoas têm reações diferentes e diferentes formas de encarar a vida. Porque é que nos termos de encaixar numa determinada categoria, num determinado modo de viver a vida?

Muitas vezes somos confrontados com perguntas incómodas sobre a forma como levamos a vida. Mas porque é que simplesmente não podemos vivê-la como achamos melhor? 

Quando se está na casa dos 20 anos há uma pergunta frequente e algo irritante que surge sempre, quando não dizemos a ninguém a nossa vida pessoal:

"Tens namorado/a?

Ora, ainda não percebi porque é que esta pergunta tem sempre que surgir. Mas surge. O que é que é suposto responder a isto?

Se a pergunta viesse de alguém em quem se estivesse interessada/o romanticamente, era lisonjedor, queria dizer que a pessoa tinha algum interesse. No entanto, a pergunta surge de pessoas que se acaba de conhecer, ou pessoas da família com quem não se fala há anos, ou amigas/os nos encontros muitas vezes semanais.

Há várias respostas a dar a esta pergunta e todas boas para mudar de assunto. Tais como:

-"Tenho muito trabalho e estou focada/o na carreira ou nos estudos"

-"Para quê namorar com uma pessoa que não se tem a certeza que se gosta se se pode conhecer alguém realmente interessante"

-"Não"

- "Para quê namorar já com uma pessoa quando existe um mundo de possibilidades"

Independentemente do que se responda e do modo como se responda, vai sempre seguir-se um olhar de pena (como se nós estivessemos num estado de depressão ou algo do género) e depois uma das seguintes frases:

- "Vou-te ajudar a arranjar um homem/mulher"

- "Não te preocupes, tenho a certeza que vais encontrar alguém especial"

- "Juro que não percebo como é que uma pessoa tão interessante como tu não arranja ninguém."

Depois disto qualquer um ficaria com a auto estima nos picos. 

Não entendo o porquê de não se poder fazer um caminho diferente e estar feliz com esse caminho. Não namorar não é algo necessariamente negativo. Estar sozinho muitas vezes não é solitário. Estar só permite um grande auto conhecimento. Aprende-se o que se quer e o que não se quer, e isso é muito importante se um dia se tiver uma relação. 

Estar sozinho não significa que se vá para casa chorar todos os dias. Significa sim que se consegue viver sozinho, que se consegue ser independente. Que pode não se estar num relacionamento, mas que já se alcançou muita coisa, tal como sucesso profissional, o trabalho de sonho, acabar a licenciatura, mestrado ou doutoramento com sucesso, uma boa estrutura familiar e muito bons amigos. Isso é sucesso e nem todas as pessoas conseguem tanta coisa. 

Estar numa relação não é tudo. É muito, muito importante ter alguém com quem partilhar o sucesso e as coisas boas da vida, ter alguém com quem ir àqueles concertos que não conseguimos convencer nenhum amigo ou familiar a ir, com quem dar e receber carinho e amor. Mas estar sozinho e conseguirmo-nos conhecer a nós mesmos é igualmente muito importante. Pode parecer cliché e uma frase feita, mas como vamos conhecer o outro verdadeiramente se ainda não nos conhecemos a nós mesmos?

 

 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub