Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mil e uma maneiras de ver as coisas

Mil e uma maneiras de ver as coisas

Sintonia

Este é o significado de sintonia no dicionário Priberam: 
 
sin·to·ni·a 
(grego suntonía-astensãointensidade)
substantivo feminino

1. [Radiotécnica]  Estado de dois sistemas susceptíveis de emitir oscilações eléctricas da mesma frequência.

2. [Figurado]  Estado de entendimentoharmonia (ex.: era evidente a sintonia entre os empresários).


       "sintonia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-             2013, https://www.priberam.pt/dlpo/sintonia [consultado em 20-07-2017].
 
Um estado de entendimento, de harmonia. É um estado difícil de alcançar. Se pensarmos no nosso modo de viver, alcançar esta harmonia, esta sintonia é difícil. Há alturas em que nem conseguimos estar em sintonia connosco próprios nem com os outros. Há alturas em que sentimos mesmo uma confusão no universo, que está tudo trocado e que nada faz sentido. Que agimos somente com base na intuição para tomar decisões, porque estamos tão confusos que não conseguimos decidir com base na lógica. 
 
Queremos que tudo aconteceça como desejamos e as nossas ambições saem ao lado. Há uma frase que me ficou na memória: "mas desde quando é que nós sabemos o que queremos ou o que é melhor para nós.". Claro que temos uma ideia do que será melhor para nós e lutámos por isso, mas se não resultar é porque não era para resultar.
Se queremos umas férias numa ilha paradisíaca e não conseguimos é porque não era para irmos passar férias a uma ilha paradisíaca. Se queremos mudar de casa e não conseguimos arranjar a casa perfeita é porque não era para mudar de casa. 
 
Isto parece um acomodar com situações e desistir simplesmente, mas não é. 
 
Há alturas em que o Universo joga a favor e conseguimos as coisas. Era para conseguirmos aqueles objetivos naquela altura. Se calhar porque vamos desfrutar mais do resultado positivo naquela altura do que na outra em que estava tudo tão confuso que nem iámos rejubilar com a conquista. 
 
Nós somos seres conectados com a natureza. Tudo está interligado. Assim como na natureza tudo tem o seu tempo e tudo está sincronizado, nas relações humanas é igual. Assim como é preciso, no ciclo da água, que a água dos rios evapore para que se forme o vapor de água na atmosfera e chova; nas relações humanas é preciso uma conectividade, uma sintonia, para que se forme um ciclo, para que haja uma causa e um efeito, para que haja um resultado.
 
Nas relações humanas de amizade ou amor é igual. É preciso que haja uma sintonia de vontades, que haja uma visão comum. Para se manter uma relação é preciso vontade de ambas as partes. É preciso que haja vontade de manter aquela pessoa no nosso circulo de pessoas mais  próximas.
 
A sintonia é difícil de se alcançar, mas consegue-se. E quando isso acontece surgem as amizades de décadas e os relacionamentos amorosos que duram e ficam.
 

 

 
 
 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub